A “parkerização” dos vinhos

Robert Parker exerce uma influência gigantesca no mundo do vinho. Para o bem, e para o mal.

Suas pontuações orientam não só os seus leitores. Orientam muitos consumidores. Consequentemente, suas pontuações orientam, também e principalmente, muitos produtores.

Uma boa pontuação valoriza o vinho, torna-o mais competitivo no mercado, aumentando suas chances de sucesso.

Assim, a imensa pressão sobre os produtores, em busca de boas pontuações na escala criada pelo mais famoso crítico de vinhos de todo o mundo, faz com que vários vinhos sejam produzidos com o objetivo, nu e cru, de agradá-lo.

Por isso surgiu o termo “parkerização”, que descreve um claro movimento em busca do estilo de vinho que agrade o influente crítico Robert Parker.

O problema é que ele, no fundo, é simplesmente uma pessoa. Com seu gosto pessoal.

Outro problema é que essa padronização vai contra um dos maiores pontos fortes do universo do vinho, a diversidade. Sem falar na influência do terroir.

Mas infelizmente, o poder da crítica de vinhos está demasiadamente concentrado na figura dele.

Por outro lado, tamanha é a onipresença do seu sistema de pontuação, que muitas vezes sua influência é vista somente de maneira negativa, o que não é correto, nem ao menos justo.

É verdade que ele é uma das figuras dominantes no mundo do vinho, um ícone. É verdade que ele é uma das personalidades mais importante dessa indústria. Mas é verdade, também, que ele fez muito, por essa causa, contribuindo para o desenvolvimento do mercado. E, por isso, merece nosso respeito. A ele deve-se a cultura de extremo rigor na avaliação de vinhos, que beneficiou toda a cadeia.

Para ler mais sobre como funcionam as pontuações de vinho, clique aqui. E, para ler mais sobre Robert Parker, essa figura controversa, clique aqui.




Artigos mais lidos

Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

Você está em